Qual Programa de Edição de Imagens Usar?



Esta é uma questão realmente polêmica! Fazendo uma pesquisa na net vamos encontrar todos os tipos de respostas. No mesmo fórum algumas pessoas vão dizer que amam determinado programa, enquanto outras vão dizer que é horrível! 

Assim fica difícil, ter que escolher o programa perfeito em meio a toda essa indecisão!
 
Depois de alguns anos trabalhando com imagens eu descobri o seguinte: o melhor programa de edição de imagens é aquele que você realmente sabe usar!
Quando eu comecei a usar o PSP7 (Paint Shop Pro) não tinha a mínima noção de tudo que podia fazer com ele, e nenhum tutorial me ensinou os truques (porque na verdade não é um programa para edição de fotos, e tem várias limitações, mesmo assim eu adaptei). Eu amo trabalhar com o PSP, porque estou muito acostumada e sei onde fica tudo!

Para quem vai começar ainda, e quer escolher um programa, são muitas as opções.
 
Com certeza, o Photoshop e o Corel Draw são os melhores (cada um para um tipo de trabalho). Eu gostaria muito de aprender a usar estes programas. Mas ambos tem dois pontos negativos. São muito caros (cerca de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 dependendo da versão), e são bem difíceis para iniciantes. Para quem tem pretensão de trabalhar profissionalmente eu indicaria investir no aprendizado destes programas.

Para quem não quer se profissionalizar, e não pode investir nos programas, há algumas opções gratuitas na NET, e que são muito bem faladas.

Você pode inclusive encontrar aulas no youtube e vários blogs com tutoriais que ensinam a trabalhar com os programas, basta procurar no google.

Então vamos lá! 

 

Um dos mais populares gratuitos é o GIMP, que pode ser baixado aqui:
Outro gratuito que faz sucesso é o Photoscape, que pode ser baixado aqui:
Tem ainda o Infanview, que pode ser baixado aqui, tanto a versão inicial quanto os plug-ins: 
Você ainda pode entrar num site de download, (ex: www.baixaki.com.br ) e digitar na busca "Photoshop". Vão aparecer diversos programas relacionados com uma descrição detalhada, podendo ajudar na sua opção.

Eu fui apresentada ao "Maravilhoso Mundo do PSP" pelo grupo "Clubinho do PSP" do yahoo. As meninas são maravilhosas e super pacientes! O endereço é este:
Eu não vou ficar postando tutoriais sobre como usar cada programa, pois afinal o blog é de festas e não de edição de imagens. E principalmente porque eu não sou expert no assunto (só sei trabalhar com o PSP mesmo).
Mas no google e no yahoo você pode encontrar vários fóruns e grupos que ensinam o passo a passo para aprender a trabalhar com estes programas.
Precisa ter bastante paciência e praticar muito no início, para descobrir os macetes do programa escolhido. Mas compensa o esforço! É como aprender uma nova língua.

Qualquer que seja o programa, tenho certeza que vocês conseguirão fazer lindos trabalhos!!!

Um comentário:

  1. Já baixei, realmente ficava perdida meio a tantos programas, versões, etc. O melhor é isso mesmo, trabalhar com aquele que melhor nos adaptarmos. Já me inscrevi algum tempo no clubinho PSP yahoo, mas ainda não tive aprovação da moderadora, oh tristeza do jeca...rs. Mas continuo aguardando... Suas dicas foram ótimas! Bjs

    ResponderExcluir

Amooooo Recadinhos!!! Leio todos!!! Desde já agradeço as mensagens queridas que tanto amo!

Para saber como colocar fotos e texto, como redimensionarveja este link:
http://fazendoaminhafestamoldes.blogspot.com.br/search/label/Como%20Dimensionar%20R%C3%B3tulos

Para medidas, veja todas as disponíveis neste link:
http://fazendoaminhafestamoldes.blogspot.com.br/p/medidas.html

Sobre que papel usar ou como imprimir, veja a resposta neste link:
http://fazendoaminhafestamoldes.blogspot.com.br/p/papel-imprimir.html

POR FAVOR NÃO DEIXAR EMAIL por questão de segurança! Mas fique à vontade para deixar o link do seu blog ou site!

Se você está fazendo um PEDIDO de Kit, ele já será automaticamente inserido na lista de pedidos (lemos, mas não responderemos a mensagem).

Se você quer saber se já temos o seu tema pronto, CONFIRA índice aqui:
http://www.fazendoaminhafesta.blogspot.com.br/2011/09/indice-de-kits-completos.html

Se não respondermos o comentário, significa que sua pergunta já está respondida no blog! Confira o índice do lado direito do blog, que é bem completo!

Obrigada por participar, beijinhos festivos e volte sempre!!!